Nos últimos anos, testemunhamos uma mudança significativa na compreensão e aceitação da diversidade de identidades de gênero.
A noção tradicional de apenas dois gêneros, homem e mulher, ambos cisgêneros, baseada em categorias binárias de sexo biológico, tem sido desafiada por uma compreensão mais abrangente e inclusiva.
Para isso, respostaremos essa pergunta fazendo alguns outros fatos:
Reconhecimento do Mundo Não-Binário
Ainda bem que estamos ampliando nosso olhar para um mundo além dos binários, reconhecendo que gênero não se limita. Identidades de gêneros como agênero (ausência de identificação de gênero), bigênero (identificação com dois gêneros) e gênero fluído (identidade de gênero que pode variar ao longo do tempo) estampam isso.
Além das identidades não-binárias, existe uma variedade de termos e rótulos que refletem a diversidade de experiências de gênero.
Algumas pessoas se identificam como genderqueer, neutrois, demiboy, demigirl, entre outros. Cada termo representa uma experiência única e pessoal de gênero, destacando a impossibilidade de resumir a identidade de gênero em categorias estritas.
A compreensão da diversidade de identidades de gênero também é moldada por considerações culturais. Em algumas culturas, identidades de gênero não conformes podem ter sido reconhecidas historicamente, enquanto, em outras, a noção de além do binário, está apenas começando a ser aceita.
O respeito pela diversidade cultural é essencial ao explorar a multiplicidade de identidades de gênero em todo o mundo.
E aí, dentro dessa diversidade, quantos gêneros existem?!
A resposta é: NÃO TEM RESPOSTA.
A diversidade de identidades de gênero é vasta e complexa, indo muito além do tradicional binário homem/mulher.
Ao reconhecer e respeitar a multiplicidade de experiências de gênero, construímos uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.
Porém, o Facebook apresentou esse seguinte dado há muito tempo:
Identidades de Gênero Dentro do Facebook
Em 2014, Facebook introduziu mais 50 opções de gênero para seu site em inglês, ampliando significativamente as escolhas para os usuários.
Agora, além das duas opções tradicionais (homem e mulher), os usuários têm a oportunidade de escolher entre um total de 52 identidades de gênero distintas.
E para eles disponibilizarem 52 identidades é porque eles mapearam esses nomes e/ou pessoas do mundo todo preencheram com outros nomes, além de homem e mulher, alimentando assim o banco de dados deles.
E tem outra informação também importante:
Nova Yok Reconhece 31 Gênero
Em 2020, Comissão de Direitos Humanos de Nova York, nos Estados Unidos, tomou a decisão oficial de reconhecer e legitimar a diversidade de identidades de gênero, reconhecendo 31 categorias distintas de gênero.
Aqui, está a lista de identidades de gênero que a cidade reconhece:
Confira abaixo os 31 tipos de gênero elencados por Nova York:
- Bi-Gendered (Bi-gênero)
- Cross-Dresser
- Drag-King
- Drag-Queen
- Femme Queen
- Female-to-Male (Fêmea-para-macho)
- FTM
- Gender Bender (Gênero fronteiriço)
- Genderqueer
- Male-To-Female (Macho-para-fêmea)
- MTF
- Non-Op
- Hijra
- Pangender (Pangênero)
- Transexual/Transsexual
- Trans Person (Pessoa trans)
- Woman (Mulher)
- Man (Homem)
- Butch
- Two-Spirit (espirito duplo)
- Trans
- Agender (sem gênero)
- Third Sex (Terceiro sexo)
- Gender Fluid (Gênero fluido)
- Non-Binary Transgender (transgênero não binário)
- Androgyne (andrógena)
- Gender-Gifted
- Gender Bender
- Femme
- Person of Transgender Experience (Pessoa em experiência transgênera)
- Androgynous (Andrógeno)
Essa iniciativa representa um passo importante na promoção da inclusão e no respeito à variedade de experiências de gênero.