fbpx

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Diversidade & Inclusão

Você Também Pode Entender o Conceito de Diversidade como um Gerente de D&I

Maira Reis
Escrito por Maira Reis em 6 de março de 2019
4 min de leitura
Você Também Pode Entender o Conceito de Diversidade como um Gerente de D&I
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Absolutamente tudo. Sem tirar e nem por uma vírgula.

Tudo o que acontece em uma sociedade impacta diretamente no seu trabalho em diversidade. Isso pode ser um dos conceitos de diversidade, o outro é esse que eu falei aqui.

E o que eu estou dizendo acima não é uma novidade e nem foi “inventado por mim”.

No mundo da diversidade, há duas abordagens gerais e três tipos específicos para gerenciar a conceito de diversidade.

E a que eu trouxe para você, na qual eu mais tenho empatia, é Susanna Bairoh, intitulada como: Teoria Institucional da Gestão da Diversidade.

O que Diz a Teoria Institucional da Gestão da Diversidade?

Essa teoria reconhece que para determinar a estrutura de uma organização não se pode separar o ambiente social daquele encontrado internamente.

Portanto para comparar o que há naquele espaço, deve-se entender o comportamento dos funcionários nas organizações e também os fatores limitantes, ou seja, leis, regras, regulamentos e normas sociais e profissionais.

Como as organizações são submetidas às normas e regulamentos semelhantes, elas tendem a desenvolverem estruturas administrativas semelhantes. Ou seja, o comportamento social influencia diretamente no dia a dia de uma empresa.

É aí que surge outra pergunta:

  • Como esse conceito de diversidade impacta no trabalho da empresa com a questão da diversidade?

Se formos ver pelo lado legal (de lei) de tudo isso, a partir do momento em que as leis começam a exigir que as organizações se tornem mais diversas e/ou não compactua com crimes de ódio. Elas devem começar a demonstrar aos seus colaboradores / as suas colaboradoras que estão conforme as leis e normas.

Em outras palavras:

  • Criando ações que barrem o crime de ódio que pode acontecer internamente e, muitas vezes, é até difícil de monitorar – principalmente se a sua empresa foi gigante.

E é claro que se ela [a empresa] não concordar com as normas, ela vai ser não só questionada, como também, no caso da questão LGBT+, passando uma imagem ao mercado de quem só quer fazer marketing pelo marketing – ou seja, usando o pink money da comunidade LGBT+.

Só que esse ecossistema – empresa e sociedade – nos leva a uma reflexão a mais:

Se a organização é um reflexo da sociedade, logo….

As diferenças individuais, invisibilidades sociais, preconceitos, estereótipos e discriminações são também explícitas no ambiente corporativo.

Não precisamos nem dizer o quanto o preconceito afeta o rendimento no dia a dia de um colaborador, não é?

Portanto, o desafio aqui é:

  • Entender como controlador e alterar os comportamentos discriminatórios;
  • Estancar os conflitos intergrupais;
  • Eliminar totalmente dos preconceitos.

Como Podemos Dar os Primeiros Passos para Implantar Diversidade e Inclusão LGBT+ na sua Empresa Diante desse Conceito de Diversidade?

A primeira coisa que você precisa entender é a diferença entre ações pontuais e um programa de diversidade.

  • Ações pontuais são aquelas que se realizam sem foco, sem objetivo, feita uma única vez e para tentar chamar a atenção da sua organização para a criação de um programa de diversidade e inclusão.
  • um programa de diversidade e inclusão são ações pontuais estruturadas, mapeadas que fazem parte de um planejamento estratégico de longo prazo em que há objetivos / metas a serem atingidos.

Por muito tempo, acreditei que ações pontuais não mudam um espaço corporativo.Talvez, talvez não mesmo, porém…

Estou começando a mudar esse pensamento ao entender que ações pontuais são importantes para “empresas embrionárias” que querem começar a namorar a diversidade e inclusão.

Eis algumas ações pontuais que você pode fazer na sua companhia hoje:

  • Melhorar a utilização das competências de seus colaboradores;
  • Fortalecer o compromisso entre colaborador e organização mapeando espaços e processos para diminuir a rotatividade, principalmente da diversidade;
  • Entender exatamente qual é o seu público consumidor e onde há diversidade – quais serviços consomem, em que período, com quais intuitos;
  • Trabalhar com empresas e ONGs para atrair a diversidade nos seus processos seletivos;
  • Conectar com empresas que já trabalham com diversidade para entender como desenvolverem os seus programas (isso é para você se inspirar e não para copiar e colar);
  • Fazer pesquisas interna para entender a sua diversidade local e como ela se conecta com a sociedade.

E lembre-se: o trabalho é sempre de longo prazo. Fazer ações no presente que mudará toda uma cultura empresarial a longo prazo.

Você não pode copiar o conteúdo desta página