fbpx

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Comunicação e Redes Sociais

Será que Pronome Neutro é Errado? Descubra quem é Errado Nessa História

Maira Reis
Escrito por Maira Reis em 8 de agosto de 2023
3 min de leitura
Será que Pronome Neutro é Errado? Descubra quem é Errado Nessa História
Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Talvez você tenha a ideia que pronome neutro é errado e entrou nesse artigo para achar argumentos para construir esse seu viés.

O debate sobre pronome neutro tomou uma proporção tão grande que virou um debate igual à galera fanática de futebol.

É preciso antes de tudo entender:

O que é Pronome Neutro

O pronome neutro é uma forma de pronomes que não é especificamente associada a nenhum gênero, seja masculino ou feminino.

Ele é utilizado para referir-se a uma pessoa de maneira mais inclusiva, especialmente quando não se deseja fazer referência ao gênero masculino ou feminino da pessoa.

O uso de pronomes neutros é uma forma de respeitar a identidade de gênero de indivíduos não-binários, que não se identificam exclusivamente como homem ou mulher, ou de pessoas que preferem não ser categorizadas por gênero. Além disso, os pronomes neutros também podem ser usados em situações em que o gênero da pessoa é desconhecido ou irrelevante.

Alguns exemplos de pronomes neutros são “elle” (que é uma junção das palavras “ele” e “ela”), “elu”, “elu/a”, “elu/e” e outros, dependendo das preferências linguísticas e culturais.

O uso de pronomes neutros é uma maneira de reconhecer a diversidade de identidades de gênero e promover a inclusão de pessoas de todas as identidades.

Nesse artigo aqui, fiz uma completa gramática do pronome neutro, caso te interesse.

Ou seja, o pronome neutro é uma forma inclusiva e INFORMAR de se referir a uma pessoa.

E aí que te pergunto:

  • Existe somente uma forma de se referir as pessoas?
  • Você não adapta a sua comunicação conforme as suas necessidades ou do ambiente?

Logo…

Junte-se a mais de 5.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Pronome Neutro É Errado?

JAMAIS. NUNCA.

O pronome neutro é uma forma respeitosa de se dirigir a uma pessoa. E você tem várias formas de fazer isso, podendo o pronome neutro ser uma delas. Vou exemplificar melhor:

Muitas vezes, você não usa o meme, as gírias e outras palavras para se dirigir a uma pessoa? E elas estão errados ou é somente uma forma informal e até íntima de ter uma conexão com o outro?!

O que eu quero te dizer é que a vida não é uma GRAMÁTICA DE PORTUGUÊS.

Muitas vezes, usamos sentenças, expressões e jeitos de nos comunicar com as pessoas que não necessariamente estão dentro dos livros ou vão ser aceitos em uma prova de um concurso.

Você não usa a gramática corretamente perfeita no seu dia, ou, por acaso, você usa TU VAIS…

O pronome neutro adentra JUSTAMENTE aí: ele é um dialeto igual aos memes, as gírias e os regionalismos. E todos eles NÃO VÃO SUBSTITUIR A GRAMÁTICA “CORRETA” – inclusive o pronome neutro.

Sabe o que é, eu sei o porquê…

Você Pensa que o Pronome Neutro é Errado

Para e pense:

  • Quem está compartilhando que o pronome neutro é errado?
  • Como essa pessoa pensa sobre diversidade e inclusão?
  • Será que ela realmente acredita que pronome neutro é errado ou está pegando essa sentença para desfilar o preconceito a partir de uma falácia.

Deixe-me explicar melhor esses questionamentos:

Uma pessoa que não é letrada e/ou alfabetizada, o modo dela de se comunicar é errado? Ou simplesmente, não é gramaticalmente correto?! Mas, mesmo assim, ela tem um jeito informar e VÁLIDO de se comunicar?!

Entende o que estou dizendo:

  • No dia a dia, nós NEM SEMPRE vamos precisar da gramática para nos comunicar.

Portanto…

O pronome neutro é errado? NÃO. A não ser que você seja o juri de uma banca de concurso e esteja avaliando uma prova. Assim mesmo, dependendo de como você constrói seus conhecimentos ainda terá licença poética. E, dessa forma, pode usá-lo de uma forma correta e que até pontue em uma prova.

Eu acredito que a comunicação inclusiva vai muito além dos livros.

E para isso, você precisa desconstruir preconceitos e respeitas as pessoas em um simples pronome. Até porque você respeita os artistas que usam nome fictícios, não é mesmo?

E se você quiser fazer isso, pode ler esse outro artigo que falo de 41 sentenças que são neutras e ainda estão dentro das regras da gramática.

Uma boa leitura!

Você não pode copiar o conteúdo desta página