É impossível trabalhar com diversidade sem trazer a liderança para dentro do jogo, seja para ela aprovar as estratégia de diversidade ou seja para se desenvolver como uma liderança inclusiva.
A pergunta que sempre ronda é: como fazer isso? Te conto nesse texto. Começaremos definindo:
O que é Liderança Inclusiva
É um estilo de liderança que valoriza e enfatiza a diversidade e a igualdade em um ambiente de trabalho. Isso significa que o líder reconhece as diferenças individuais entre os membros da equipe, incluindo diferenças de gênero, raça, etnia, orientação afetiva-sexual, origem, religião, habilidades e perspectivas, entre outras.
A liderança inclusiva criará um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados e respeitados, independentemente de suas diferenças e também todos tenham a oportunidade de participar e contribuir de forma igualitária.
A liderança inclusiva é importante porque ajuda a construir equipes mais coesas, criativas e produtivas, além de aumentar a satisfação e o bem-estar dos colaboradores. Mas entenderemos um pouco a mais…
Quais são as Características de uma Liderança Inclusiva
Um líder inclusiva tem ou desenvolve os seguintes pilares na sua liderança:
- Respeito à diversidade: reconhece e valoriza as diferenças individuais entre os membros da equipe.
- Comunicação aberta, inclusiva e efetiva: cria um ambiente onde todos se sintam confortáveis para expressar suas opiniões e ideias, e onde a comunicação seja inclusiva, clara e aberta.
- Inclusão e participação: assegura que todos os colaboradores tenham a oportunidade de participar e contribuir de forma igualitária, independentemente de suas diferenças com a construção da empresa.
- Sensibilidade cultural: compreende e respeita as diferenças culturais e sensibilidades. E leva essa compreensão em suas decisões e ações.
- Empatia: consegue entender o lugar de fala de cada, sem desmerecê-la.
- Responsabilidade e compromisso: é responsável e comprometido com a diversidade e a inclusão. Toma medidas concretas para promovê-las, seja na empresa como fora dela.
- Flexibilidade: é flexível e adaptável. Permitir a flexibilidade no trabalho para atender às necessidades individuais.
- Desenvolvimento e crescimento: assegura que todos os membros da equipe tenham acesso a oportunidades de desenvolvimento e crescimento profissional.
Estas características de uma liderança inclusão são fundamentais para a criação de um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo, onde todos se sintam valorizados e respeitados.
Agora, se você deseja desenvolver a sua liderança para ser inclusiva, observe as dicas a seguir:
Quais são as Políticas de Liderança Inclusiva
Desenvolver uma liderança inclusiva requer um comprometimento consciente e constante e a disposição para aprender e mudar, principalmente quebrar seus próprios preconceitos. Aqui, estão algumas sugestões para ajudá-lo a desenvolver sua liderança inclusiva:
- Conheça e compreenda a diversidade: aprenda sobre as diferenças culturais, étnicas, de gênero, de geração, origem, de habilidade, de orientação afetiva-sexual, entre outras, e como elas podem afetar as pessoas de diferentes formas.
- Ouça e valorize as diferenças: desenvolva um ambiente em que todos se sintam confortáveis para expressar suas opiniões e perspectivas. Valorize e inclua as contribuições de todos.
- Seja consciente de suas próprias atitudes e comportamentos: reflita sobre suas próprias atitudes e comportamentos e como eles podem afetar os outros. Trabalhe para mudar comportamentos inconscientes ou conscientes, inclusive aqueles insensíveis e preconceituosos que possam ser prejudiciais.
- Fomente a representatividade: trabalhe para que sua equipe seja representativa da diversidade da sociedade e do mercado. Promova a inclusão de pessoas com diferentes backgrounds.
- Aprenda sobre diversidade e inclusão: mesmo que você ache que diversidade é isso ou aquilo… Quando ela se conecta com a estratégia da sua empresa, são outros 500.
- Ofereça oportunidades de crescimento e desenvolvimento: ofereça acesso a oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional, independentemente de suas diferenças.
- Promova a igualdade de oportunidades: revise as políticas, práticas e processos sejam justos e igualitários para todos.
- Trabalhe em conjunto com a equipe: envolva sua equipe em discussões sobre diversidade e inclusão no trabalhe. Juntos criem um ambiente de trabalho inclusivo.
O desenvolvimento da liderança inclusiva é um processo contínuo. Ele nunca acaba, pois é uma questão de autodesenvolvimento e boa vontade. Há espaço para melhorar e aprender. Mantenha-se aberto à crítica construtiva e esteja disposto a mudar e a evoluir como líder.
BÔNUS
Para aprender mais sobre liderança inclusiva e ir além, leia esse livro.