>Um trabalho de diversidade tem os seguintes maiores desafios diários relacionado aos processos de gestão de pessoas:
DESAFIO 1: Contratações LGBT+
Saber como usar o dicionário LGBTQIAP+, desenvolver uma política de não discriminação (o que ela deve conter), romper os preconceitos nas suas comunicações para incluir a todos.
Com certeza, esses são alguns pontos que deve atentar no seu programa de diversidade e inclusão.
Além disso, ir além da contratação por mérito e habilidades, deixando bem claro que as referências culturais e de diversidade do candidato importam, sim, pois é a partir delas que irá ver se conectam ou não com a cultura inclusiva da companhia.
É nessa hora que o uso da linguagem neutra de gênero e os processos seletivos a cega fazem todas as diferenças.
DESAFIO 2: Treinamento e Desenvolvimento
Uma empresa focada em diversidade LGBT+ jamais irá abrir mão do treinamento e desenvolvimento do seu time em prol da diversidade LGBT+.
Todo mundo recebe treinamento, o mesmo conteúdo, mas sendo adaptado para cada departamento e cada posição na companhia.
Isso é tão importante porque oferece um incentivo para um forte desempenho dos colaboradores e facilita a descentralização, participação e troca de informações ao promover a confiança, a inclusão, o respeito e a diversidade em todos os níveis hierárquicos.
Além é, claro, de fornecer um senso de justiça no local de trabalho.
DESAFIO #3 Gerenciamento e Retenção
Essa é uma das áreas mais desafiadores de todo o projeto. A primeira coisa a ser entendida existem uma abordagem multifacetada para uma companhia analisar o porquê uma empresa está tendo um alto número de colaboradores LGBT+ que estão a deixando.
A partir dela, você consegue diagnosticar problemas em seu recrutamento, desenvolvimento da liderança e processos de gerenciamento de desempenho. Além desses desafios, trouxe aqui um desafio bônus…
#BÔNUS | Compreensão e Avaliação
A implementação de políticas e programa de recursos humanos que apoiam a inclusão no local de trabalho de LGBT+ é parte de um processo que requer compreensão e avaliação.
A coleta de dados demográficos no local de trabalho relacionados à orientação afetiva-sexual e à identidade de gênero podem ajudar uma organização a entender características pessoais e diversas dos empregados e se estes têm algum impacto nas medidas como taxas de retenção, promoções, recompensas e reconhecimento.
Esses 3 desafios (+ bônus) acenderam alguma luz em sua mente durante a leitura?
Imagine se você tivesse acesso a eles sabendo exatamente o que deve fazer para evitar esses desafios na sua companhia?
E mais: com dicas curados e listados para você derivar suas próprias ideias e ter um guia ao seu lado no desenvolvimento das suas políticas de RH inclusivo?
Então acessa esse link para assistir a minha palestra online e gratuita: Dicas Práticas de Empregabilidade de Pessoas LGBT para seu RH
Eu te vejo lá. =)